sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dica: Recupere arquivos deletados acidentalmente

Na maioria das vezes, quando resolvemos eliminar aqueles arquivos do qual não usamos mais, como por exemplo, músicas, fotos, videos etc, para ser mais prático, utilizamos o comando Shift + Del, que apaga definitivamente o arquivo sem mandar para a lixeira. De repente, você percebe que acabou de deletar um arquivo muito importante e que você não gostaria de ter excluído. A primeira reação é o desespero e acompanhado de palavrões e olhos lacrimejando. Mas não se desespere, em alguns casos há uma solução extremamente simples!
É o seguinte, instale o programa Recuva no computador em que a recuperação será realizada. Após instalar, abra o programa e clique em "opções".
Selecione o guia "Ações" e habilite apenas as definições "Mostrar arquivos encontrados em diretórios ocultos do sistema" e "Mostrar arquivos removidos de modo seguro". Observe a imagem abaixo:



Após marcar os campos citados, clique em "OK" para voltar à tela inicial e começar sua pesquisa. Ao realizar uma busca, a primeira escolha é definir em qual dispositivo será feita a busca (pendrive, partição, disco rígido, disquete, etc). Para iniciar a busca clique em "Verificar". O Recuva irá varrer o dispositivo em busca de arquivos excluídos e depois compilar os dados. Observe a imagem abaixo:



É possível filtrar os resultados por formatos de arquivos. No caso desse tutorial o arquivo a ser recuperado é uma imagem, portanto, foi utilizado o filtro .JPG. Após a busca ser concluída, navegue pelos resultado em busca do que deseja. Note que os resultados são marcados cada um com uma cor diferente. Observe a imagem abaixo:

vermelho: arquivo irrecuperável
amarelo: qualidade pobre
verde: excelente qualidade




Após selecionar os arquivos que deseja recuperar, clique com o botão direito do mouse sobre um deles e clique em “Recuperar marcado(s)…”. O próximo passo é selecionar o destino dos arquivos recuperados. 

NOTA: é aconselhável que o destino do arquivo recuperado seja outro dispositivo que não o original, ou seja, outra partição ou HD, um pendrive ou até mesmo um disquete para que assim, o arquivo seja recuperado com sucesso. Após escolher o destino dos arquivos, clique em “OK”. Agora é só esperar alguns segundo e seus arquivos estarão recuperados!

Se você não obteve sucesso em suas buscas, ou seja, não encontrou o arquivo que procurava, não desanime! O Recuva possui um modo de pesquisa “profundo”. Para utilizá-lo, basta seguir as mesmas instruções citadas anteriormente, já no campo "Ações" habilite a opção “Verificação profunda (aumenta o tempo de verificação)”. Clique em “OK” e repita os mesmos procedimentos realizados anteriormente. Para baixar o Recuava, clique aqui. O programa é extremamente leve e dá cumpre o que promete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário