domingo, 28 de novembro de 2010

Seu próximo HD pode ser 1 grama de bactéria!

Com o objetivo de armazenar dados em espaços cada vez menores, pesquisadores da Universidade Chinesa de Hong Kong descobriram uma saída para o avanço no armazenamento de dados. Os pesquisadores já conseguiram armazenar 90GB de dados em 1 grama de células, além de desenvolverem um sistema de armazenamento que realiza a criptografia de dados por meio do DNA, isso mesmo!


É o seguinte,  um sistema pega os dados originais e os transforma em números, feito isso, esses números são codificados em uma sequência de DNA. Esse processo também comprime dados para permitir mais espaço de armazenamento na mesma sequência de DNA.

Apesar de ainda estar em fase de testes, o grupo de pesquisadores já provou que o seu sistema funciona perfeitamente. Os dados podem ser convertidos e armazenados no DNA sem perder qualquer informação ao serem retirados de volta. Eles também acreditam que outros dados como imagens, texto, música ou vídeo, podem ser armazenados com este método. Vamos aguardar mais novidades sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário